Vale a pena investir no seu projeto?
- Karolline Dutra
- 3 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2023
O setor imobiliário tem vindo a acelerar cada vez mais em Portugal e o país continua a ser um dos melhores do mundo para se investir. Mas você sabe se vale a pena investir no seu projeto?

Todo projeto tem um custo que deve ser tratado durante toda a sua execução. Uma ideia inovadora precisa de cuidado e atenção para não correr riscos de perda de tempo e de dinheiro. Existem várias técnicas de análise de investimento para saber se seu projeto é viável ou não.
Num projeto de investimento, é feita uma análise detalhada onde é considerado três cenários para o projeto (ruim, bom e muito bom) e os possíveis riscos que podem surgir durante o projeto são considerados. No final da análise, o investidor obterá um panorama mais abrangente do projeto – dos investimentos, gastos necessários e do retorno do investimento – possibilitando implementar a sua ideia com maior objetividade e confiança.
Dependendo da análise de investimento, os custos do projeto são recalculados, o cenário é modificado e, se necessário, o prazo de encerramento é alterado, para que o empreendedor não corra riscos que possam causar danos financeiros. Quase todo empreendedor se preocupa com os riscos, mas nem todos se dispõe em precavê-los.
Os investidores e empreendedores cada vez mais tem se interessado em desenvolver negócio em Portugal, seja comercial ou habitacional. O investimento imobiliário tem se acelerado cada vez mais em 2021. Porém, muito destes indivíduos não sabem se o projeto é viável ou não.

De acordo com os dados da JLL divulgados no Market Pulse, estudo trimestral com análise de investimento imobiliário, o setor tem acelerado cada vez mais no país neste ano de 2021. O investimento em imobiliário comercial atingiu os 1.173 milhões de euros até setembro de 2021 e pode chegar aos 2.500 milhões de euros no final deste ano. Já em habitação, existe uma elevada atividade de vendas ainda em planta, o que nos diz que há pouca oferta num contexto de forte procura. Os compradores internacionais agregaram 52% das vendas no 3º trimestre, no âmbito da atividade dinamizada pela JLL.
Portanto, as notícias comprovam que Portugal é tem sido um dos países mais procurados no mundo para se investir. Porém, estes dados não são suficientes para avançar com um projeto em terras lusitanas. Apesar de todo entusiasmo, força e motivação, é essencial analisar se o investimento é viável ou não, seja ele comercial ou habitacional. É necessário compreender o mercado, o local de implantação, os interesses, unir dados em análise, para então se ter uma tomada de decisão.
Quer saber se vale a pena investir no seu projeto? Consulte-nos para mais informações.
Sobre o autor:

Comments